Já consagrada no segmento de moda infantil com as grifes Lilica Ripilica e Tigor T. Tigre, a Marisol vai intensificar, em 2015, uma nova rede de franquias que leva o mesmo nome da empresa e que também é voltada aos pequenos, mas com peças mais casuais. Uma loja-piloto da rede Marisol já foi aberta. Agora, a companhia têxtil de Jaraguá do Sul está iniciando a prospecção de lojistas para o projeto, informa o diretor financeiro Paulo Krause. A expectativa é abrir 30 unidades até o fim do ano.
Continua depois da publicidade
A aposta em uma nova frente no varejo é uma das medidas da empresa para driblar o momento adverso da economia e indica que as estratégias adotadas nos últimos anos, colocadas à prova em 2014, deram resultado.
Em 2011, a Marisol deu início a um profundo processo de reestruturação interna. Depois de rever ações que não funcionaram, fechou capital, contratou uma consultoria externa para desenhar seu planejamento de futuro e reformulou o conselho de administração. Também reduziu o número de marcas em atividade e voltou suas atenções ainda mais à moda infantil.
Os resultados não demoraram a aparecer. Em 2013, a receita líquida da Marisol cresceu 23%, alcançando os R$ 488 milhões. Foi o melhor resultado da última década. No ano passado, mesmo com o cenário macroeconômico adverso, a empresa conseguiu manter as finanças estáveis. O volume de negócios caiu um pouco, para R$ 483 milhões, mas a queda, de apenas 1%, foi menor que a do setor em geral, cujas vendas reduziram 5%, segundo a Associação Brasileira da Indústria Têxtil (Abit).
O momento é considerado desafiador, mas a empresa está mais bem preparada para enfrentá-lo agora do que em anos anteriores, afirma o diretor financeiro Paulo Krause. Para este ano, estão previstos ainda investimentos de R$ 20 milhões, volume cerca de 35% superior ao aplicado em 2014.
Continua depois da publicidade
– Os recursos serão destinados, principalmente, à renovação do parque fabril, na atualização tecnológica (consolidação de um novo sistema de gestão) e no aumento da capacidade produtiva – explica o diretor industrial Jair Pasquale.
A companhia também prevê alcançar R$ 40 milhões em vendas por meio de canais digitais neste ano, o que representaria um crescimento de mais de 60% em relação a 2014. No último ano, a Marisol investiu em um novo layout da sua loja virtual, que comercializa todas as suas marcas.