O filósofo e educador Mario Sergio Cortella, reconhecido no Brasil todo por suas reflexões sobre a vida e sociedade contemporânea, estará presente no OmniVarejo 2024. O evento, que acontece em setembro, em Balneário Camboriú (SC), é um dos maiores do país no segmento, reunindo centenas de empresários.
Continua depois da publicidade
À Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas de Santa Catarina- FCDL/SC, o filósofo comentou sobre o mundo dos negócios e compartilhou sua visão sobre alguns dilemas éticos, demandas por inovação e estratégias para construir um ambiente empresarial mais sólido e resiliente.
Conforme explica o filósofo, aplicar os conhecimentos teóricos da filosofia no mundo dos negócios é permitir observar os movimentos sociais. Ele afirma que, em um mundo em que a velocidade é uma exigência fundamental, é necessário cultivar a reflexão e a paciência.
— A Filosofia nos alerta para o risco de uma ação envelhecida e ultrapassada, que se fixa somente naquilo que, tendo êxito no passado, não mais cabe de modo idêntico neste novo momento — comenta.
Sobre os novos desafios atrelados ao Omnivarejo, Cortella afirma que é hora de as empresas assumirem que as competências devem estar em constante processo de movimento. Com isso, é possível renovar as ideias e permitir extrair o melhor das pessoas.
Continua depois da publicidade
Em um cenário de consumo diversificado e exigente, Cortella destaca que para garantir sua relevância e perenidade em uma comunidade local, as empresas devem adotar uma abordagem colaborativa, transformando seus clientes de simples consumidores em parceiros que contribuem para a evolução mútua. Ele ressalta que a atividade empresarial não deve se limitar a um negócio que apenas explora os clientes, mas deve gerar benefícios recíprocos, tornando a relação mais enriquecedora para ambas as partes.
Já sobre a abundância de informações na sociedade atual, Cortella explica que a verdadeira inteligência estratégica das empresas vem da capacidade de transformar informações em conhecimento útil. Ele enfatiza que informação é cumulativa, enquanto conhecimento é seletivo. Portanto, as empresas devem desenvolver critérios rigorosos para selecionar o que é relevante, alinhando essas escolhas a um propósito claro e metas definidas, evitando a armadilha de seguir qualquer caminho sem direção.
Por fim, o filósofo aconselha os líderes e colaboradores a cultivarem uma mentalidade proativa, preparada para adaptar-se às mudanças rápidas do mercado. Ele utiliza o lema da navegação latina, que ensina que, embora não possamos controlar a direção do vento, podemos ajustar as velas. Assim, é essencial que a liderança saiba distinguir entre práticas que ainda são úteis e aquelas que perderam sua relevância.
OmniVarejo: Uma nova experiência nas relações de consumo
O evento “Omnivarejo: uma nova experiência nas relações de consumo”, organizado pela Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas de Santa Catarina (FCDL-SC), acontece de 18 a 22 de setembro deste ano. Nele, os participantes terão a oportunidade de debater o futuro do setor, atualizar-se sobre inovações tecnológicas, estabelecer conexões estratégicas com representantes dos maiores varejistas do país, além de aumentar a rede de contatos.
Continua depois da publicidade
No evento, haverá a presença de líderes e empresários de todas as regiões do país. Além disso, o evento terá troca de relacionamento e experiências entre os participantes.
Os conteúdos serão apresentados por meio de palestras, em que grandes empresários e especialistas de empresas vinculadas ao varejo falarão sobre temas como inovação, tecnologia, novos modelos de negócios, transformação digital e mais. O objetivo do evento é trazer reflexões fundamentais para quem está no ramo do empreendedorismo.
Além do filósofo Mario Sergio Cortella, estarão no palco representantes de empresas como Meta, Linx, Natura, Renner, Totvs, dentre outros, compartilhando insights e experiências.