O novo livro de Salim Miguel surpreende a todos os que acompanham o seu fazer literário farto, multifacetado e sempre com a marca da maestria. Surpreende e causa impacto.

Continua depois da publicidade

Em Fantasia e (é) Realidade 13 Textos Surreais, que tem o selo da Editora Unisul, o escritor, cuja extensa obra se nutriu, preferencialmente, na realidade e na memória dá uma guinada em direção ao fantástico.

No meu caso, a literatura é marcada por duas coisas: pelo tempo e pela memória, disse Salim certa feita. Circunstância também anotada por Eglê Malheiros na apresentação do livro.

Os textos, pela originalidade e ineditismo da sua composição, saltam por cima das limitações dos gêneros estabelecidos. Crônicas, contos, ou cronicontos? Tanto faz e pouco importa, eis que são textos inovadores e de beleza ímpar, que abrem novas trilhas para a arte narrativa.

Continua depois da publicidade

A Editora Unisul coloca nas prateleiras um livro de rara beleza e arrojada concepção, com formato diferenciado, capa dura e valorizado pelas ilustrações do respeitado artista plástico catarinense Tércio da Gama.

Um trabalho gráfico que também vale como uma homenagem ao escritor-mor catarinense, autor de mais de 30 livros (romances, contos, crônicas), e que já recebeu o Prêmio Machado de Assis da Academia Brasileira de Letras e o Troféu Juca Pato, como intelectual brasileiro do ano.

As narrativas enfeixadas em Fantasia e (é) realidade mergulham no imaginário mágico. Ao fundo, em algumas delas, o feitiço da Ilha redescoberto e renovado. Em outras, o autor mergulha em si mesmo e emerge com o material da memória, com o qual trabalhará.

Continua depois da publicidade

Para Proust, trata-se de captar a raiz do imutável e do eterno no momento que suspende e liberta o tempo. Somente alquimistas da palavra como Salim Miguel conseguem fazê-lo. Narrativas instigantes, envoltas em uma aura de encantamento, como Galo, gato, atog, Alto risco,

Os olhos da Ilha e Mistério no Miramar o comprovam. Mais um livro de Salim Miguel, mais um momento de afirmação da literatura dos catarinenses. Fantasia e (é) Realidade 13 Textos surreais é leitura tonificante e digna das melhores prateleiras. Dizer isso sobre um livro de Salim é um truísmo. Mas também é impositivo.

Leiam este novo e belo livro para conferir.