As compras de Natal podem ir muito além dos presentes para familiares e amigos – é uma data comemorativa em que muitos também aproveitam para comprar um presente para si mesmo. Uma pesquisa do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC) e da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas mostra que 47% dos consumidores brasileiros irão se autopresentear neste ano, principalmente as mulheres (53%).

Continua depois da publicidade

Em relação ao Natal de 2016, metade dos entrevistados (50%) afirma ter comprado presentes para si mesmos. A prática é justificada por esses entrevistados principalmente pela oportunidade de se presentear comprando coisas que precisam (46%, com aumento de 6,9 pontos percentuais em relação a 2016) e pelo sentimento de merecimento (39%). Entre aqueles que não pretendem comprar presentes para si mesmos (25%), os principais motivos são: não gostar ou falta de costume (30%), não ter dinheiro (15% – com aumento de 5,7 pontos percentuais em relação a 2016) e ter outras prioridades de compra (15%).

Só não esqueça o motivo maior do Natal: o nascimento do menino Jesus. Os presentes são importantes para materializar nossa lembrança, mas essa “lembrança maior” deve estar acima de tudo.

Leia mais comentários de Mário Motta

Continua depois da publicidade

Leia notícias sobre emprego e carreira no Espaço do Trabalhador da Hora

Mais notícias:

Seguradora vai doar R$ 2.018,00 para bebês quem nascerem na virada do ano