Relatório preliminar da Guarda Municipal de Florianópolis coloca o uso de celular ao volante como a oitava ocorrência mais frequente na capital catarinense, em uma lista de dez. Especialistas afirmam que o uso do aparelho pode quadruplicar o risco de acidentes no trânsito. Um em cada quatro condutores aponta que a distração é a maior causa de pequenas colisões. Repense!
Continua depois da publicidade
Semana de Enfermagem
A 74ª Semana Brasileira de Enfermagem é uma promoção da Associação Brasileira de Enfermagem (regionais, secções e núcleos) e, neste ano, será realizada de 12 a 20 de maio, com diversificada programação em várias cidades de Santa Catarina. “Consciência profissional e a enfermagem no cuidado com a vida” será o tema central. Serão conferências, simpósios, oficinas, exposições, rodas de conversas e atividades comunitárias, entre outras, para trabalhadores e estudantes de enfermagem, além de outros interessados.
Tuberculose ainda mata em SC
Continua depois da publicidade
O Ministério Público Federal recomendou à Secretaria Estadual de Saúde que implante, pelo menos, um ambulatório de referência terciária estadual, com hospital de retaguarda e unidades regionais de referência secundária para casos complexos de tuberculose, em especial a multirresistente. No Estado, foram notificados 201 casos entre 1998 e agosto de 2012, dos quais 47 estão sob tratamento, e em apenas 40% houve cura. O único hospital apto ao tratamento é o Nereu Ramos, em Florianópolis, que não dispõe de ambulatório, atendendo apenas em regime de internação.
Redução da maioridade penal
Ao ver na TV um coral de crianças negras cantando de forma brilhante, acompanhadas por uma orquestra, o José Ribeiro foi levado a pensar muito na campanha pela redução da maioridade penal no Brasil. Ele questiona: “Será que é mesmo a redução da maioridade penal que vai solucionar o problema, ou é uma ação efetiva do Estado, em parceria com a sociedade civil e empresários que pensam em outro modelo de sociedade a ser construído? Fica cada vez mais escancarado que não é a simples redução que terá competência para resolver o problema”.