Duas baleias-jubarte foram encontradas encalhadas mortas na tarde de sexta-feira. Uma delas na praia de Balneário Rincão e outra na praia de Ibiraquera (Imbituba). O Protocolo de Encalhes da Área de Proteção Ambiental (APA) da Baleia Franca/ICMBio e o Programa de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS) foram acionados para atender as ocorrências.
Continua depois da publicidade
As equipes se deslocaram até Balneário Rincão para avaliar o animal juvenil macho de 7,80 metros de comprimento. As equipes reuniram esforços para coletar amostras e buscar determinar a causa da morte de outro juvenil macho de 8,48 metros.
Em ambos os casos não foram detectadas interações com apetrechos de pesca e/ou colisão com embarcações, no entanto, apresentavam debilidade corporal e ausência de conteúdo estomacal. As análises laboratoriais poderão aprimorar o diagnóstico das mortes com maior precisão. A baleia-jubarte é uma espécie que migra desde a Antártica para o litoral nordeste brasileiro durante inverno e primavera para se reproduzir.
A ocorrência de encalhes desta espécie não é comum na região da APA da Baleia-Franca, já que a migração ocorre longe da costa, mas em 2015 foi registrada uma ocorrência atípica de encalhes da espécie na região Sul do Brasil.
Continua depois da publicidade
Confira as notícias do colunista Mário Motta