A leitora Kelly Cristina saiu de casa, no Bairro Abraão, ao lado do filho para caminhar rumo à Praia do Bom Abrigo, em Florianópolis. Dialogavam sobre cidadania. Ela explicava ao menino o significado de prepotência, egoísmo e desrespeito à vida em sociedade, quando não puderam mais seguir pela calçada.

Continua depois da publicidade

Os dois tiveram que cruzar um trecho pelo leito da rua, contornando um obstáculo e se arriscando no trânsito. Há poucos metros de um estacionamento, o motorista deste veículo simplesmente cruzou o carro sobre a calçada, e o filho de Kelly teve, na prática, um belo exemplo do que a mamãe tentava lhe explicar. Certamente, ele nunca mais vai esquecer o significado daquelas palavras.

Longe do Mal de Alzheimer

Um amigo cujo pai foi acometido pelo Mal de Alzheimer me manda um alerta importante. A neurociência revela que o cérebro mantém a capacidade extraordinária de crescer e mudar o padrão de suas conexões pela neuróbica (aeróbica dos neurônios). Um conjunto de atividades e exercícios cerebrais para manter o cérebro ágil e saudável e que aconselha fugir da rotina sempre que possível.

Continua depois da publicidade

Por exemplo: tente usar o relógio de pulso no braço contrário, escove os dentes com a mão contrária da de costume, ande pela casa de trás para frente, vista-se de olhos fechados, estimule o paladar, coma coisas diferentes, veja fotos de cabeça para baixo e fuja do Alzheimer.

Teatro grátis (1)

Depois do sucesso de Chapeuzinho Vermelho pelo interior da Ilha em 2011, agora é a vez de O Gato de Botas, adaptação da professora Maura Soares, no projeto Teatro pelo interior da Ilha – 2ª edição.

O grupo teatral, comandado pelo batalhador Valdir Dutra, se apresentará em 21 comunidades da Grande Florianópolis em sessões inteiramente grátis. Neste sábado, às 14h, no salão de festas do estádio do Clube Avante, em Santo Antonio de Lisboa, e às 18h, no auditório da Biblioteca Municipal do Continente, no Estreito.

Continua depois da publicidade

Teatro grátis (2)

No domingo, às 14h, o grupo estará no centro de convivência do Morro da Queimada e, às 18h, no Conselho Comunitário do Monte Verde. O projeto tem o apoio do Funcultural. Serão visitadas ainda as comunidades do Rio Vermelho, Canasvieiras, Lagoa, Pântano do Sul, Armação, Ingleses, Tapera, Ribeirão da Ilha, Freguesia do Ribeirão, Morro das Pedras, Saco dos Limões e Costeira. Em todas as apresentações, a entrada é gratuita. Não percam.