Voltava de Lages na semana passada e resolvi mudar de rumo, saindo da BR-282 e ingressando na estrada antiga pelo centro de Santo Amaro da Imperatriz. De vez em quando, gosto de alterar a rotina e provocar minha visão sobre as mudanças que posso perceber em roteiros que há algum bom tempo deixei de lado — e foi esse o caso.
Continua depois da publicidade
Logo na entrada do aglomerado urbano que cresce e se moderniza, sem perder a graça e a leveza de uma comunidade aconchegante, parei no Supermercado Imperatriz e fiquei pensando no belo trabalho desenvolvido pela família Lohn até os dias de hoje. Inúmeras lojas na Grande Florianópolis e em outras regiões do estado (chegando inclusive a Rio do Sul, no alto Vale do Itajaí), além de um grande centro de distribuição construído às margens da BR-282, no caminho de Palhoça.
Foi então que vi um banco bastante pitoresco, daqueles antigos de jardim bem ao lado do estacionamento da loja e nele um cidadão tomando sol. Não me contive ate sentar ao seu lado e trocar umas ideias — foi um momento muito agradável. Ali, em bronze, numa homenagem perene dos filhos e familiares, está o Senhor Vidal Procópio Lohn, o patriarca da família Lohn, que começou tudo isso.
Os planos ousados surgiram conforme a persistência do visionário e se consolidaram com o crescimento do mercado e dos 11 filhos. Daquele primeiro estabelecimento de 100 metros quadrados, formou-se uma das maiores redes varejistas do Estado. Depois do bom “papo”, um abraço e segui viagem para Florianópolis… Ao passar por Santo Amaro da Imperatriz, faça o mesmo e confirme o que eu escrevi… é um bom “papo”!
Continua depois da publicidade