No último sábado, a Barra do Sambaqui recebeu mais uma Novena das Pombocas. Pomboca é o nome popular dado às lamparinas à querosene que se usavam para iluminação nas casas e ilumina o caminho por onde passa a procissão. O cortejo saiu da casa da Dona Rosinha (geral da Barra), indo até a casa do senhor Romeu (final da estrada) com as pessoas rezando e cantando. O grupo participou, ainda, da novena rezada em latim e em seguida de uma confraternização. Tradição preservada. Meus cumprimentos.

Continua depois da publicidade

As baleias estão de volta

Quarenta baleias franca foram avistadas durante o primeiro sobrevoo de monitoramento da espécie realizado na sexta feira pelo Projeto Baleia Franca, com apoio da Santos Brasil – empresa referência em operação de contêineres. Foram percorridos cerca de 200 km no litoral centro-sul catarinense, área que compreende o sul de Florianópolis a Torres, município já localizado noRio Grande do Sul. Das 40 baleias da espécie avistadas, 15 eram filhotes.

Começou o Cadastro Positivo

Continua depois da publicidade

Um sistema de concessão de crédito justo em que os bons pagadores são valorizados. Esse é o principio que rege o Cadastro Positivo, que já vigora desde janeiro deste ano, mas que entrou em vigor efetivo no último dia 1o de agosto. Nesta nova fase de implantação, começam a ser compartilhadas as informações dos bancos com o Serviço de Proteção ao Crédito e demais bureaux do mercado. Mas fique atento, pois isso só poderá ocorrer se você assinar uma autorização.

Professores em Júri Popular

Como muitos outros, também o leitor Carlos Alberto Wendt sonha transformar o país por meio da educação. Contudo, lembra ele, vários são os obstáculos, entre os quais a falta de professores nas salas de aula. O que muitos não sabem é que o Tribunal de Justiça convoca todos os anos professores (que são servidores públicos) para participarem como jurados, quando de um Júri Popular. Somados os dias/aula de professores convocados numa única escola, os alunos deixaram de ter quase 190 dias/aula por convocações feitas a seus professores. Não haveria formas de se rever esta determinação?