Já citei na coluna um episódio de 1976, quando uma greve de lixeiros tornou Londres uma cidade insuportável. Em 2010, foi Buenos Aires que viveu esse martírio. Digo isso para valorizar o trabalho dos garis. Imagina sem eles entrassem em greve?
Continua depois da publicidade
Com a educação e cultura que temos (ou “não temos”) e com eles trabalhando tanto, já não vivemos no que poderíamos considerar a mais limpa das cidades. Se eles parassem, então… Mas, esse é o tipo de valor que só dedicamos a uma profissão quando ela nos falta.
A maratona de um ex-gari
No último domingo, o brasileiro Solonei da Silva, ex-gari de Penápolis/SP, foi o grande vencedor da Maratona Internacional de São Paulo, com o tempo de 2h12min25s. Ao chegar, ainda eufórico, dedicou a conquista a seus ex-colegas. Que gesto bonito. Suas sinceras palavras me emocionaram. Disse que se não tivesse se exercitado tanto correndo atrás do caminhão coletor, certamente, não se tornaria um atleta e, por isso, agradecia ao honroso trabalho que lhe permitiu manter a família por muito tempo. Os brasileiros é quem o agradecem Solonei, pela conquista e pelo exemplo.
Continua depois da publicidade
Orquidófilos
Reunindo 22 associações com mais de 4,5 mil sócios em Santa Catarina, a Federação Catarinense de Orquidofilia elegeu no domingo sua nova diretoria para o biênio 2012-2014. O novo presidente é geógrafo, botânico e orquidófilo, Marcelo Vieira Nascimento, funcionário da prefeitura de Florianópolis e membro efetivo do Instituto Histórico e Geográfico de Santa Catarina. A posse acontecerá no dia 11 de julho, às 19h, na Assembleia Legislativa, onde serão homenageadas 40 mulheres orquidófilas de Santa Catarina.
Violência doméstica
A Assembleia Legislativa do Estado realiza hoje, das 8h às 12h, no Plenarinho Deputado Paulo Stuart Wrigth, o Encontro Regional sobre Violência Doméstica contra a Mulher. Além do presidente da Alesc, deputado Gelson Merísio, estarão presentes todas as integrantes da bancada feminina: deputadas Ana Paula Lima, Ângela Albino, Luciane Carminatti e Dirce Heiderscheidt, além da Comissão de Direitos e Garantias Fundamentais de Amparo à Família e à Mulher e o Ministério Público Estadual. O encontro é aberto ao público.