O Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Santa Catarina obteve vitória para o magistério, em ação coletiva, assegurando o direito do recebimento da licença-prêmio indenizada e de valores atrasados, sem os descontos, do Imposto de Renda na fonte.

Continua depois da publicidade

As retenções eram promovidas pela Secretaria da Educação e motivaram o ingresso da ação judicial pelo Sinte. Após o deferimento de liminar, esta é a primeira decisão de mérito que determina que os valores sejam devolvidos a quem os teve descontados. A nova decisão representa grande vitória de toda a categoria.

Aniversário do Funcine

O Fundo Municipal de Cinema de Florianópolis (Funcine) comemora 23 anos nesta sexta-feira, às 20h, no Teatro da Ubro, com o lançamento de quatro filmes. A entrada é gratuita. Além da sessão de pré-estreias, serão abertas as inscrições para o concurso de vinhetas.

Continua depois da publicidade

Haverá o lançamento dos filmes Documentário, de Rafael Schlichting, Vento Sul, de Renan Fontana, O Travesseiro de Penas, de Jefferson Bittencourt, e Eles foram por ali, de Gabriel Almeida. Será exibido também Linha do Mar, de Felipe Vernizzi.

Dinheiro? Pra quê?

Terça-feira, no programa Notícia na Manhã, o repórter Daniel Isaía entrevistou dona Isaura, uma senhora com mais de 70 anos, que há quase 50 perambula por aeroportos brasileiros pregando a palavra de Deus. Ela está, neste momento, “vivendo” no Aeroporto Hercílio Luz, até que alguém lhe dê uma passagem para outro ponto do país.

Quando o repórter perguntou como ela fazia em relação a dinheiro, ela respondeu, com enorme simplicidade: “Dinheiro? Pra que, meu filho?” e soltou uma gargalhada tão espontânea que, pra mim, não foi preciso mais nenhuma explicação.

Continua depois da publicidade

Cada vez mais carros

Segundo dados da Fenabrave/SC, as vendas de veículos novos em Santa Catarina tiveram um aumento de 15,28% no comparativo entre o mês de agosto com o mês de julho. No Brasil, houve um aumento de 11,52% na mesma comparação.

Apesar de as vendas totais terem aumentado no Estado, no segmento caminhões, assim como em motocicletas, houve uma queda nas vendas. Para quem se espanta com congestionamentos, é bom saber que a frota circulante de Santa Catarina registrou, em agosto, 3.858.847 veículos.