Está confirmado para o período de 19 a 23 de maio, na sede do Tribunal de Contas, em Florianópolis, o XVI Simpósio Nacional de Auditoria de Obras Públicas (Sinaop) e da 4ª Oficina Internacional. Os participantes terão a oportunidade de conhecer a experiência da Espanha e de Portugal na fiscalização e no controle de obras públicas. Também está programada para o dia 20 de maio, o lançamento do “Manual de Obras Rodoviárias e Pavimentação Urbana – Execução e Fiscalização”, de autoria do engenheiro Elci Pessoa Júnior. Inscrições e mais informações no site www.trce.sc.gov.br.
Continua depois da publicidade
Espaços culturais no feriadão
Até segunda-feira os espaços administrados pela Fundação Catarinense de Cultura em todo o Estado terão seus horários de atendimento ao público alterados devido aos feriados. Mas com todas as mudanças, mantêm algo em comum – todos estarão fechados na sexta e na segunda – mesmo sendo feriados com o aumento do número de turistas, especialmente Uruguaios. São eles: Museu Histórico de Santa Catarina – Palácio Cruz e Sousa; Museu da Imagem e do Som de Santa Catarina (MIS/SC); Museu de Arte de Santa Catarina (Masc); Museu Nacional do Mar – Embarcações Brasileiras; Casa de Campo do Governador Hercílio Luz, em Rancho Queimado; Museu Etnográfico Casa dos Açores. Já a Biblioteca Pública e a Casa da Alfândega estão fechadas, além de todo o final de semana, também na segunda-feira.
Os piores serviços
Continua depois da publicidade
Entre os países com maior carga tributária no mundo, o Brasil é o que oferece os piores serviços públicos à população. O problema foi comprovado por uma pesquisa realizada pelo Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação (IBPT) e divulgada pela revista Exame. Para chegar à conclusão, o Instituto cruzou os dados de carga tributária e de Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) de 30 países a fim de obter o Índice de Retorno de Bem Estar à sociedade (Irbes).
Defensoria para todos
A Comissão de Constituição e Justiça e Cidadania do Senado aprovou por unanimidade parecer favorável à Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 4/2014, que fixa prazo de oito anos para que a União, os estados e o Distrito Federal dotem todas as unidades jurisdicionais de defensores públicos. Agora a proposta segue para votação, em dois turnos, no Plenário do Senado Federal, em regime de urgência.