Ireno Bitencourt nasceu e fez de tudo em Santo Antônio de Lisboa. Ao lado do pai Honorato, trabalhou na lavoura, no engenho de farinha, na intendência do distrito e até como coveiro. Fez parte do grupo de seis pescadores que iniciou a experiência do cultivo de ostras e mariscos em cativeiro, mesmo sem o crédito de quase ninguém e deu no que deu. Santa Catarina é o maior produtor do país hoje. Seu Ireno criou dez filhos com o suor do trabalho honesto e sua bondade marcou toda a região. Foi pescador e benzedor dos mais procurados até sua morte, no último dia 9. A Missa de sétimo dia será rezada amanhã, a partir das 18h, na Igreja Santo Antônio de Lisboa. Uma grande perda.

Continua depois da publicidade

Sobrecarga

Na última terça-feira, pela terceira vez em menos de 30 dias, a Rua Vitalino Ávila, no Bairro Areias de Baixo, em Governador Celso Ramos, ficou sem energia. Moradores relatam que, no cair da noite, ouviram gritos de uma criança e ao saírem na rua e viram um transformador pegando fogo. Duas horas depois, uma equipe da Celesc enviada de Florianópolis resolveu o problema, mas um dos técnicos disse que, provavelmente, ele voltaria a acontecer por sobrecarga no transformador. Sobrecarga só acontece por dois motivos – transformador subdimensionado (o que é muito difícil) ou “gatos” consumindo acima da energia para o qual o transformador foi projetado. Aguardo o retorno da Celesc.

Resposta da Casan

Continua depois da publicidade

Sobre a nota de ontem a respeito da falta de água, no Centro de Educação Municipal Professora Lindóia Maria Souza Faria, da Praia João Rosa, em Biguaçu, o gerente da agência local da Casan informou que o problema não é de responsabilidade da empresa, mas mesmo assim os técnicos foram verificar. Constataram que a rede tem pressão normal naquele local até o cavalete da ligação de água da escola. O problema pode estar na altura da caixa de água. A prefeitura de Biguaçu foi alertada e deve construir uma cisterna nova para resolver definitivamente o problema.

Plano espiritual superior

Faleceu na madrugada de ontem e foi sepultada às 16h, no Cemitério de Coqueiros, a senhora Lurdes Pereira que, apesar de seus 83 anos de idade, prosseguia à frente de um belíssimo trabalho como diretora do Centro Espírita Seara dos Pobres. Por tudo o que fez em vida, certamente passou para um plano espiritual superior com todo o merecimento. Aos familiares, os nossos pêsames.