Com quase 1,8 mil servidores, a Companhia Melhoramentos da Capital (Comcap) coleta e destina em média 14,5 mil toneladas de resíduos sólidos por mês, com uma variação sazonal de 12,5 mil toneladas nos meses de baixa temporada e até 18,7 mil no verão. No entanto, nesse início de semana, mais de 50 toneladas de resíduos deixaram de ser recolhidas em parte do Centro e em vários outros bairros, por que a coleta noturna só pode ser iniciada entre meia-noite e 1h.
Continua depois da publicidade
>> Confira as notícias do colunista Mário Motta
Dos 19 roteiros, só 13 puderam ser concluídos e o Sintrasem (Sindicato dos Trabalhadores) alega falta de condições da frota que precisaria ser renovada urgentemente. Além de lamentar o que considerou uma ação intempestiva (como se trata de serviço essencial, os trabalhadores não poderiam parar o trabalho sem uma comunicação com antecedência), a direção da empresa diz ter ciência das dificuldades e que seu alto passivo ainda não lhe permite investir em novos caminhões.
O fato é que, somente uma ação imediata que una os esforços de todos (direção, acionistas e servidores) poderá resgatar a qualidade dos serviços oferecidos. Caso contrário, poderão estar dando um tiro no próprio pé.
Continua depois da publicidade