Uma ótima notícia pela qual estamos pedindo há um bom tempo. O Serviço de Reabilitação Visual e Adaptação de Prótese Ocular (SRV) da Fundação Catarinense de Educação Especial está retomando a partir de hoje os atendimentos pelo Sistema Único de Saúde (SUS), através de convênio firmado com a Secretaria de Estado da Saúde. A assistência via SUS estava interrompida desde março de 2015 devido à falta de médico oftalmologista.

Continua depois da publicidade

Neste período foram realizados apenas atendimentos de retorno e a usuários que já possuíam laudo médico graças a contratações emergenciais de oftalmologistas por curtos períodos. O SRV funciona no campus da instituição, em São José, e é composto por uma equipe multidisciplinar, com oftalmologistas especialistas em baixa visão, optometrista, assistente social, psicólogo e professores especialistas em reabilitação visual, avaliação funcional da visão e orientação e mobilidade.

O encaminhamento dos usuários ocorre através das unidades básicas de saúde das secretarias municipais de Saúde, que encaminham os pacientes para a gerência estadual, que realiza o processo de agendamento para o SRV.

Leia mais colunas de Mário Motta

Continua depois da publicidade

Confira todas as matérias da Hora de Santa Catarina