Em função dos avanços científicos em diversas áreas que tem a voz como objeto de investigação, seja no âmbito da voz profissional cantada, seja na própria voz falada, o processo de ensino/aprendizagem da Arte do Canto vem sofrendo importantes mudanças, tanto nas teorias de fundamentação, quanto nas práticas pedagógicas. Pensando nessas transformações, será realizado no próximo sábado, 3 de junho, o 2º Simpósio Catarinense de Canto Contemporâneo em Florianópolis. O objetivo principal é proporcionar aos participantes uma compreensão mais abrangente das técnicas vocais, ampliando assim a eficiência dos processos de intervenção – na pedagogia vocal e na clínica vocal.

Continua depois da publicidade

A promoção é uma iniciativa do Instituto Brasileiro de Canto Contemporâneo (IBCC) e conta com o apoio da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia (SBFa). Destina-se aos fonoaudiólogos, aos otorrinolaringologistas, aos professores de canto, aos professores de técnica vocal, aos preparadores vocais, aos produtores, aos cantores (amadores ou profissionais), aos fisioterapeutas, aos educadores físicos e qualquer outra categoria que trabalha com voz cantada.

Será um dia inteiro de palestras, conferências e oficinas. Sem dúvidas, um importante espaço para a troca de experiências e, portanto, propício ao aprimoramento profissional. O simpósio vai acontecer no Campus da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), das 8h às 18h.

Leia todas as colunas de Mário Motta na Hora

Continua depois da publicidade