Com a sanção da Lei que criou a Região Metropolitana da Grande Florianópolis (RMF), os municípios de São José, Biguaçu, Palhoça, Santo Amaro da Imperatriz, Antônio Carlos, Águas Mornas, São Pedro de Alcântara, Governador Celso Ramos e a Capital, que juntos somam quase um milhão de habitantes, atuarão de forma integrada e farão parte de uma nova organização administrativa.
Continua depois da publicidade
>> Confira as notícias do colunista Mário Motta
Problemas como abastecimento de água e energia, coleta de resíduos sólidos, mobilidade urbana, saneamento básico e transporte público serão planejados em conjunto.
A lei prevê a criação da Suderf (Superintendência de Desenvolvimento da Região Metropolitana da Grande Florianópolis), autarquia de regime especial, com autonomia administrativa, orçamentária, financeira e patrimonial. A Suderf atuará coordenando serviços comuns de interesse da região.
Continua depois da publicidade
Esperamos que a nova instituição não precise construir uma nova sede, afinal essa construída em São José (pela Associação dos Municípios da mesma região) é bastante imponente para atender suas necessidades, não?