O ex-secretário Municipal da Saúde de Florianópolis João José Cândido da Silva foi um dos principais defensores da ideia, que se concretizou com a construção da Unidade Pronto Atendimento (UPA), no Continente. Reconhecendo esse esforço e o empenho do ex-secretário em toda a sua carreira – Dr. Cândido foi um dos principais articuladores para a construção do Sistema Único de Saúde (SUS) no país – o vereador Deglaber Goulart (PMDB) protocolou no dia 15 de abril o projeto de lei nº 15795/2014, para homenageá-lo. O projeto pretende denominar a UPA do Jardim Atlântico “João José Cândido da Silva”.
Continua depois da publicidade
Posto de Saúde do Estreito
A leitora Sueli Frische alerta para a falta de médicos no Posto de Saúde do Estreito, conhecido como “Novo Continente”, que deveria atender prioritariamente a comunidade do Morro da Caixa. Segundo ela, até a internet do posto é deficiente e nem sempre é possível marcar consultas e exames, pela falta de conexão. Os moradores estão desgostosos com a situação já que, apesar de ter sido inaugurado há apenas 60 dias, as deficiências são maiores do que o lado bom de uma unidade de saúde perto de casa. Os moradores já teriam ligado para a Ouvidoria da Secretaria de Saúde, mas até hoje não perceberam nenhuma providência. Fica o alerta.
Nova turma
Continua depois da publicidade
O Projeto Fênix abre novas vagas para o curso de Montagem e Manutenção de Computadores, que forma profissionais para uma das áreas mais procuradas no setor. Com duração de 30 dias, o curso recebe o apoio da Petrobras e será desenvolvido de segunda a sexta, das 14h às 18h, até 2015 e pretende capacitar mais 200 jovens. Além de ser gratuito, ainda fornece vale transporte, material didático e certificado. Informações: (48) 3322-2020. A próxima turma começa dia 12 de maio.
Saúde e escola
As secretarias municipais de Saúde e Educação de todo o país têm até hoje para incluir as escolas públicas, inclusive creches e pré-escolas, no Programa Saúde na Escola. No ano passado, 44 mil escolas, com maioria de estudantes beneficiários do Bolsa Família, integraram o programa, que envolve avaliação das condições de saúde dos alunos, ações de promoção da importância dos cuidados e de prevenção de doenças e capacitação das equipes técnicas que acompanham as crianças e jovens.