Há alguns meses foi apresentado ao governo do Estado o projeto de uma ponte flutuante que ligaria a Beira-Mar Norte (curva do Baía Norte Hotel) à cabeceira sul da Beira-Mar Continental, com investimento de R$ 200 milhões. O projeto teria todas as licenças ambientais concedidas e aprovação da Marinha. A ideia é parecida a outra ponte flutuante que, nos mesmos moldes, deverá ser construída em Laguna (sobre o canal da Lagoa Santo Antônio até a cidade ao Farol de Santa Marta). O mais interessante é que essas duas pontes seriam construídas com custo zero para os governos municipais e Estadual, custeadas por um pedágio a custo simbólico ao investidor (tipo R$ 1 por carro ou algo semelhante), com gratuidade para motociclistas e pedestres. O projeto sequer foi considerado pela autoridade responsável pela infraestrutura da época. Estranhei saber disso ao mesmo tempo em que se divulgou o encaminhamento de um projeto para duas balsas (Norte e Sul da Ilha) com valores que superam R$ 1 um bilhão (pagos pelo Estado) e que seriam entregues à iniciativa privada. Quanto custaria a travessia de um carro nessas balsas? A quem interessaria desconsiderar um projeto e decidir por outro? Perguntas sem respostas.
Continua depois da publicidade