Ao assistir a reportagem sobre a carência de servidores no INSS, mostrada pelo Jornal do Almoço, um telespectador fiel lembrou que a referida autarquia tem candidatos aprovados no último concurso e insiste em não nomeá-los. Seu último concurso público aconteceu em 2008 e iria valer por dois anos, prorrogáveis pelo mesmo período. No entanto, o INSS, de forma arbitrária, alterou o prazo para um ano e prorrogou por mais um. Os candidatos entraram na Justiça e o prazo retomou os dois anos que constam no edital, que é a lei do concurso. Portanto, antes de realizar qualquer concurso, o INSS deve aproveitar os remanescentes do processo de 2008 até 24 de abril de 2012.

Continua depois da publicidade

Dia Nacional do Samba

O Dia Nacional do Samba, comemorado hoje em todo Brasil, começou como uma homenagem a Ary Barroso (autor da música Na Baixa do Sapateiro), ao visitar a Bahia pela primeira vez, num dia 2 de dezembro. Em Florianópolis, o dia de hoje também tem programação especial. Desde cedo, o grupo musical Número Baixo está presenteando a todos com o bom samba no Ticen. Às 11h, no mesmo local, o samba do grupo Um Bom Partido. E a partir das 18h, um grande show com artistas da terra no Mercado Público de Florianópolis. Não perca.

Ecologistas sob nova direção

Continua depois da publicidade

Depois de quase um ano de interrupção em suas atividades, a Federação das Entidades Ecologistas Catarinenses elegeu, no último sábado, sua nova direção. O ambientalista Gert Schinke (INMMAR/Fpolis) é o novo coordenador geral, tendo como vice-coordenador, Tadeu Santos (ONG Sócios da Natureza de Araranguá). A assembleia geral que elegeu a nova direção também adotou, em caráter inédito para a entidade, uma carta de princípios, documento que aponta as linhas gerais sob as quais a direção da entidade atuará e que também se configurará em um forte instrumento de conscientização ecológica.

Protetor Ambiental

Mesmo sentindo o crescente número de ocorrências envolvendo menores infratores, não podemos esquecer que em Florianópolis temos muitas iniciativas de sucesso voltadas ao público adolescente, como é o caso do programa Protetor Ambiental, desenvolvido pela Polícia Militar Ambiental em todo o Estado. Aqui mesmo temos um grupo de adolescentes exemplares, educados e que respeitam as pessoas, o patrimônio e o meio ambiente e é para eles que enviamos um aplauso muito carinhoso. Do mesmo modo, uma consideração especial a todos os integrantes da Polícia Ambiental, que continuam lutando para manter nossos recursos naturais “ainda” disponíveis ao m esmo tempo em que formam novos cidadão através dos jovens protetores.