Na próxima segunda-feria, 03 de outubro, acontecerá a reinauguração da piscina da Casa dos Hemofílicos de Santa Catarina, que fica num espaço bem próximo ao Hospital Infantil Joana de Gusmão em Florianópolis. A área para hidroterapia, estava fechada há cinco anos, porque o aquecedor da piscina, que ficava na rua, foi roubado.

Continua depois da publicidade

Com a falta de uso, a área da piscina também foi se deteriorando. A recuperação foi possível em função de um edital lançado pelo escritório Menezes Niebuhr Advogados Associados, que destinava R$ 10 mil a um projeto de relevância para a comunidade. A Casa foi contemplada com a solicitação da instalação de um novo aquecedor, mas para isso era necessário recuperar toda a área (infiltrações, problemas elétricos, ferrugem nas estruturas de metal, base da piscina precisando de cuidados, entre outras necessidades).

O Escritório Menezes Niebuhr chamou então, para uma parceria, a Porto Sul Construtora, que assumiu todos os custos com mão de obra, material e novos equipamentos. Uma vitória bastante representativa para a instituição que atende quase 400 portadores de hemofilia do Estado todo. Apesar dos avanços da medicina que já permitem uma melhor qualidade de vida, essa doença rara exige cuidados fundamentais, entre os quais a hidroterapia preventiva ou pós-operatória, para fortalecer a musculatura e proteger as articulações. A piscina é mesmo fundamental e, com certeza é um grande presente para os pacientes.

Confira as notícias do colunista Mário Motta

Continua depois da publicidade

Curta a página do Espaço do Trabalhador no Face