O leitor Juca Beraldi alerta para o estado do piso da passarela de pedestres sobre a Avenida Paulo Fontes, ao lado Terminal Rodoviário Rita Maria. Pela falta de manutenção, são dois buracos como este (foto ao lado), que demonstram como a estrutura está enferrujada e que se apresentam como um perigoso “cartão de boas-vindas” aos nossos turistas.

Continua depois da publicidade

Até quando?

Para efeito midiático, um ônibus queimado em qualquer município do Estado, pequeno, grande, próximo ou distante da Capital, tem o mesmo valor. Passa a integrar os números de ações terroristas e continua provocando na mente das pessoas o pavor crescente que essa insegurança nos traz. Continuamos discutindo se devemos ou não aceitar o apoio da Força Nacional de Segurança, enquanto essas ações seguem com indiscutível facilidade. Para Eduardo Guerini (professor do Mestrado em Gestão Pública da Univali), o apoio seria inócuo e temporário. Para o coronel Eugênio Moretzshon (especialista em segurança), a ajuda seria válida para atuar numa operação conhecida como “abafa” ao tráfico de drogas. E você, o que acha?

Enquanto isso

Continua depois da publicidade

Enquanto a “guerrilha urbana” continua tirando nosso sono e paz, nas estradas os próprios motoristas se encarregam de provocar acidentes, mortes e ferimentos numa batalha mostrada a cada acidente. Só nos três dias do fim de semana de Carnaval foram 237 acidentes, oito mortos, 101 feridos, 56 motoristas detidos embriagados em blitze, dos quais 29 presos no ato.

Campanha da Fraternidade

A Celebração Eucarística do dia 13 de fevereiro, às 18h15min, na Catedral de Florianópolis, marcará a abertura da Campanha da Fraternidade em Florianópolis. A celebração será presidida pelo nosso arcebispo Dom Wilson Tadeu Jönck, que, ao final, fará a imposição das cinzas. Depois de 21 anos, a Campanha da Fraternidade retorna ao tema da juventude. Em 1992, o tema foi Juventude, Caminho Aberto. Volta em 2013 em consonância com a Jornada Mundial da Juventude, de 23 a 28 de julho, no Rio de Janeiro, que não terá mais a presença do papa.