“Você se mexe e o mundo mexe junto”, esse é o lema do Dia do Desafio, evento mundial que incentiva a prática regular de atividades físicas e realizado anualmente na última quarta-feira de maio. Em Santa Catarina, 215 cidades vão aderir ao movimento sob o comando de Unidades do Sesc, prefeituras e diversas parcerias locais, com o tema “Cidades ativas e criativas”.

Continua depois da publicidade

Assim, os catarinenses estão convidados a parar por pelos menos 15 minutos para praticar alguma atividade física no dia 31. Vale caminhar, pedalar, correr e até subir escadas. Em cada município, o Sesc e as prefeituras prepararam uma programação diferente para atrair e incentivar a participação do público. Confira no site.

Aqui na região, os desafios são os seguintes: Águas Mornas x Lourdes/SP, Biguaçu x San José de Las Lajas (Cuba), São José x Alajuela (Costa Rica) e Florianópolis x La Paz (Bolívia). Antônio Carlos e Palhoça decidiram promover o auto desafio, que consiste em cumprir a meta estabelecida pelo próprio município. O sorteio dos confrontos foi realizado de acordo com a categoria da cidade inscrita, considerando o seu número de habitantes. Vence quem mobilizar mais pessoas em relação ao número oficial de habitantes.

A 23ª edição do evento recebeu inscrições de 18 países. No Brasil, são 1.926 cidades participando em 20 Estados. Na América do Sul, países como Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Equador, Peru, Uruguai e Venezuela também aderiram.

Continua depois da publicidade

Leia todas as colunas de Mário Motta na Hora