Fiesc e UFSC são as primeiras instituições a aderir ao programa municipal de doação de mobiliário para limpeza urbana. Na manhã de quarta-feira foi instalado o ponto de entrega voluntária (PEV) para vidro em frente à sede da Fiesc, às margens da Rodovia Admar Gonzaga, no Itacorubi, em Florianópolis.

Continua depois da publicidade

O investimento é em torno de R$ 6 mil e autoriza a exposição da marca no contentor durante três anos. Com a doação, a Fiesc ajuda a Comcap a expandir para o Itacorubi a rede de PEVs de Vidro que hoje opera no Continente. Outro contentor, também de 2,5 mil litros, será instalado nas próximas semanas na UFSC, doação da Fundação de Amparo à Pesquisa e Extensão Universitária (Fapeu) e da Fundação de Ensino e Engenharia (Feesc).

As iniciativas estimulam a indústria a cuidar da logística reversa e o cidadão a separar as embalagens de vidro para a reciclagem. O vidro é um material 100% reciclável e a separação na origem facilita a coleta pública, evitando danos ao equipamento e acidentes com garis. Com a entrega no PEV de Vidro, o gerador alivia a coleta seletiva da Comcap e, nos dois casos, moradores e usuários ganham pontos mais próximos em relação às suas necessidades e ao Ecoponto do Itacorubi.

Confira as notícias do colunista Mário Motta

Continua depois da publicidade

Curta a página do Espaço do Trabalhador no Face