Padre Ney celebra Uma bela Celebração Eucarística realizada ontem na Catedral de Florianópolis marcou os 60 anos de vida religiosa (Jubileu de Diamante) do padre Ney Brasil Pereira.
Continua depois da publicidade
A celebração contou com a participação do Coral Santa Cecília para o qual o padre dedicou boa parte de sua vida como regente e compositor. As comemorações para o seu Jubileu de Diamante de Ordenação Presbiteral iniciaram no dia 22 de fevereiro, com um Tríduo Vocacional Preparatório. Por três dias foram realizadas celebrações eucarísticas na Catedral, às 19h30min, em preparação para a grande celebração festiva.
Natural de São Francisco do Sul, onde nasceu em 4 de dezembro de 1930, aos oito anos, Pe. Ney Brasil Pereira veio para Florianópolis com os pais. Daqui seguiu sua vida religiosa iniciando os estudos no Seminário de Azambuja, em Brusque. Após concluir os estudos no Brasil, foi para Roma, na Itália, onde cursou Teologia e foi ordenado presbítero (padre) no dia 25 de fevereiro de 1956.
Em seus 60 anos de vida religiosa, Pe. Ney foi professor do Instituto Teológico de Santa Catarina por 40 anos, é regente do Coral Santa Cecília da Catedral desde 1973, atua na Pastoral Carcerária prestando assistência aos presos também desde 1973, e foi redator e diretor do Jornal da Arquidiocese por 16 anos.
Continua depois da publicidade
Além disso, é membro da Comissão de Tradução da Bíblia da CNBB desde 1997, membro da Pontifícia Comissão Bíblica (no Vaticano) de 2002 a 2013, Membro da Academia Desterrense de Letras desde 2006 e Membro do Instituto Histórico e Geográfico de Santa Catarina desde 2013.
Confira as notícias do colunista Mário Motta