Um resumo do editorial do Diário Catarinense ganha espaço diariamente na programação da Rádio CBN Diário. O texto é transmitido no programa Notícia na Manhã, do apresentador Mário Motta.

Continua depois da publicidade

O editorial desta sexta-feira fala que a pesar das negativas do governo federal de que seja iminente um reajuste dos preços dos combustíveis – o porta-voz da Presidência, Thomas Traumann, veio a público contestar a informação de que a presidente Dilma Rousseff tenha discutido o assunto -, trata-se de medida previsível diante do atual cenário macroeconômico.

O petróleo é uma commodity, assim como os grãos e os minérios, e tem seus preços cotados nas bolsas internacionais. No caso do mercado petrolífero, porém, há uma peculiaridade: o Oriente Médio, principal região produtora, caracteriza- se há quase cem anos pela instabilidade política, que muitas vezes degenera em guerras.

No momento em que a Petrobras pleiteia aumento nos combustíveis, espera-se que o governo coloque os interesses do país à frente de seus próprios cálculos eleitorais.

Continua depois da publicidade

>> Confira o áudio do editorial