Um resumo do editorial do Diário Catarinense ganha espaço diariamente na programação da Rádio CBN Diário. O texto é transmitido no programa Notícia na Manhã, do apresentador Mário Motta.

Continua depois da publicidade

O editorial desta terça-feira fala que inda que tenha aprovado ou esteja em vias de aprovar medidas exigidas pela população, como a que destina recursos dos royalties do petróleo para saúde e educação e a que descarta a ideia de “cura gay”, o Congresso Nacional estálonge de reverter a pésima imagem mantida perante a opiniã pública.

Segundo o Datafolha, a reprovaçã ao Parlamento alcançu um novo pico depois dos protestos de junho, subindo de 33% para 42%. Entre os ouvidos pelo instituto, 45% consideraram ruim ou pésima a resposta do Legislativo à manifestaçõs, enquanto os que optaram pelos conceitos óimo ou bom somaram 13%. A única resposta cabível à pesquisa do Datafolha deve partir das lideranças do Congresso, dos partidos políticos e dos próprios parlamentares.

Afinal, em seu conjunto, esses atores representam a sociedade e só têm serventia como participantes do processo político se puderem refletir os anseios da população. Do contrário, seria preciso admitir que se trata de uma oligarquia, que age nas esferas de poder a serviço de seus próprios interesses e não do coletivo.

Continua depois da publicidade

Está claro que o Congresso não precisa somente de uma agenda positiva, mas também de transparência, ética e correção de práticas nefastas, de respeito à Constituição e às leis.

>> Confira o áudio do editorial