No dia 5 de maio publiquei aqui na coluna parte de um artigo sobre iluminação pública escrito pelo engenheiro Marcos Ellert, gerente de vendas nacional do Canal OEM/Infra/Cities da OSRAM e especialista no tema. Retomo o artigo ressaltando o trecho que alerta para o Artigo 218 da Resolução nº 414 publicada pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), que determina a transferência da responsabilidade pela iluminação pública das distribuidoras de energia para as prefeituras. Em Florianópolis, a prefeitura já licitou o Consórcio de empresas – Sadenco/Quantum/Enerconsult – que se tornou responsável pela manutenção da iluminação pública, cabendo à distribuidora Celesc apenas arrecadar os valores da TIP na conta mensal e repassá-los ao município. É possível afirmar que o trecho do artigo do engenheiro Marcos que diz que “… com a transferência da responsabilidade, o executivo dos municípios estaria muito mais próximo da população, tornando o serviço de atendimento ágil e proporcionando também uma padronização no parque luminotécnico das cidades” aos poucos vai se estabelecendo, mas ainda há muito o que se fazer.
Continua depois da publicidade
Parabéns, guerreira!
Quem completou ontem mais um ano de vida foi Edneia Romão, presidente do Centro de Educação e Evangelização Popular (Cedep), integrada ao Instituto Pe. Vilson Groh, organização social sem fins lucrativos que hoje apoia 330 crianças. Voluntária dedicada às causas sociais, Edneia faz parte da comissão organizadora da Benefest, entre outras iniciativas de benemerência e atendimento aos mais carentes. No final de 2013, o Cedep (representado pela Edneia) recebeu no Rio de Janeiro, ao lado das ONGs catarinenses Estrela do Mar, do Pântano do Sul, Ponto de Cultura de Araranguá e outras 100 obras sociais de todo o país, a oficialização do apoio do Projeto Criança Esperança/Unicef/Itaú. Nossos cumprimentos a esta guerreira, pela garra, dedicação e desprendimento com que se dedica ao próximo. E parabéns ao completar mais uma voltinha em torno do Sol. Que bom que é pertinho da gente!
Manutenção automotiva
Continua depois da publicidade
Encerram-se hoje as inscrições para o curso “Mecânico de freios, suspensão e direção de veículos leves”, oferecido pelo Campus Florianópolis do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), via Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). Para participar é preciso já ter cursado, no mínimo, a 5ª série do ensino fundamental. O curso é gratuito e ainda são oferecidos material didático, auxílio-lanche e auxílio-transporte. As aulas são de maio a julho, na Avenida Mauro Ramos, 950, de segunda a quinta, das 13h30min às 17h30min. Mais informações pelo pronatec.florianopolis@ifsc.edu.br ou pelo telefone (48) 3221.0579.