Faz algum tempo (mas foi no ano em curso), que o leitor Paulo Duarte enviou mensagem à Secretaria de Turismo de Florianópolis (e esta teria repassado para a Secretaria de Cultura), solicitando que fosse colocado o nome do autor dessa escultura instalada no pátio do Terminal Rodoviário Rita Maria.

Continua depois da publicidade

Há uma placa ali (em detalhe), mas ela traz apenas trecho de uma das rezas da personagem folclórica Rita Maria e não mais que isso. Como não houve nenhuma providência, o leitor Paulo Duarte também insistiu no envio de mensagem, agora diretamente para a Secretaria de Cultura. E até agora, passadas várias semanas, não recebeu nenhuma resposta e nenhuma providência foi tomada.

Trago, então, parte do que o Paulo escreveu nessas mensagens: “Caros senhores, Turismo não se faz apenas com praias e hotéis. É preciso também investir na cultura e nas artes. Aproveito para dizer que a referida escultura já apresenta alguns pontos de deterioração, considerando que é feita com sucatas de ferro”. E ele conclui lembrando que a escultura é obra do artista Paulo Siqueira.

Por falar em Paulo Siqueira…

Continua depois da publicidade

Paulo Batista de Siqueira nasceu em Soledade, no Rio Grande do Sul, em 26 de julho de 1949. Radicou-se em Chapecó no ano de 1972 e permaneceu na cidade até seu falecimento, em 1996. Desenvolveu no município a maior parte de sua obra, composta por pinturas, esculturas, desenhos e decoração.

Em sua homenagem foi criado o Memorial Paulo de Siqueira, que está localizado na base do monumento ¿O Desbravador¿ ao lado da Catedral no centro de Chapecó, acolhendo uma parte do seu acervo de obras e objetos. Além do Desbravador e de inúmeras outras esculturas espalhadas pelo Rio Grande do Sul e por Santa Catarina, essa escultura instalada no pátio do Terminal Rita Maria, é conhecida como Homem de Ferro (Iron Man) e foi produzida com pedaços de ferro obtidos junto a ferros-velhos da região.