No mesmo dia em que circulou no Hora o pedido de ajuda da Luciany para localizar o Frederico , esse Beagle que havia fugido de casa na Rua Ataulfo Alves, no Roçado, em São José, ao encontrar o portão aberto, um vizinho viu sua foto, contatou a família e já fez a ponte para que a pessoa que o recolheu (e não sabia a quem pertencia) o devolvesse. Grato a quem cuidou dele e a alma bondosa que o trouxe de volta. Vê se não foge mais, Frederico!

Continua depois da publicidade

Episódio marcante e perigoso

O perigo da busca da Justiça com as próprias mãos é a violência não ter mais fim. Por enquanto, apenas os bandidos e marginais fazem uso dela para dar sustento às suas (más) intenções, planos de roubos, latrocínios e outras ações bárbaras. O episódio da Barra da Lagoa é emblemático e certamente representa a gota d’água num “copo de paciência” que já não suporta mais nada. Mas, ainda precisamos manter nossa compostura de homens de bem, honestos e pacíficos. Minha esperança é que nossas autoridades percebam que precisam dar uma resposta imediata aos homens da segurança pública, caso contrário, em breve, retornaremos às cavernas e aos tacapes.

Impressionante

Continua depois da publicidade

Confesso-me assustado. O que mais me assustou foi o número de e-mails, ligações telefônicas e manifestações de “apoio” ao que fizeram os moradores da Barra. Em quase 100% dos contatos, as manifestações são muito semelhantes e retratam mais ou menos o seguinte:”Apesar de achar que isso não deveria acontecer, respeito a iniciativa dos moradores e até compreendo que é uma manifestação de quem não aguenta mais tanta violência”. Todos sabem que o término em definitivo da violência passa por educação, políticas públicas adequadas e aparelhamento das forças positivas de segurança do estado, mas isso demanda um bom período para ser materializado, portanto – mãos à obra, senhores. Para que não seja tarde demais.

Dia do Sociólogo

No calendário comemorativo, 10 de dezembro é o Dia do Sociólogo. A data marca a sanção presidencial à lei 6.888, que reconhece a profissão liberal de sociólogo no Brasil e foi proclamado pelos Sindicatos, Associações e Federação Nacional dos Sociólogos no 14º Congresso Nacional da Categoria, em abril de 2008. No mundo atual, em que o homem esta voltado para a individualidade e vem perdendo a compreensão global de sua intervenção na história, o sociólogo e a sociologia desempenham papel muito importante, em razão de sua própria natureza, propiciando uma visão integrada da vida humana e social. Parabéns aos sociólogos e sociólogas.