O Asilo de Mendicidade Irmão Joaquim, de Florianópolis, acolhe idosos que perderam o vínculo familiar e social, vivendo em situação vulnerável. A tradicional entidade proporciona assistência à saúde, nutrição, entretenimento e proteção, além da convivência comunitária, tendo como foco os direitos fundamentais.
Continua depois da publicidade
Atualmente o Asilo, mantido pela centenária Associação Irmão Joaquim, conta com doações de recursos financeiros, que viabilizam o pagamento dos 30 profissionais que lá trabalham, entre eles médico, enfermeiras, técnicos de enfermagem, nutricionista, fisioterapeuta e equipe de manutenção. Porém, os doadores são poucos.
O custo mensal gira em torno de R$ 3,3 mil por idoso — despesas com recursos humanos, alimentação, medicamentos, material de limpeza e higiene pessoal, encargos, impostos entre outras despesas. Por isso é muitíssimo importante a colaboração da comunidade. Para saber como ajudar, vale um contato pelo e-mail associacaoirmaojoaquim@gmail.com ou pelo telefone (48) 3037-0447. Toda ajuda será muito bem-vinda.
Leia todas as colunas de Mário Motta na Hora
Continua depois da publicidade