Mais de 135 mil idosos, com idade entre 60 a 80 anos, foram vítimas de violência em Santa Catarina, de 2008 até agora. Os dados são do Núcleo de Geoprocessamento e Estatísticas, da Diretoria de Informação e Inteligência da Secretaria da Segurança Pública. O material foi solicitado pelo Conselho do Idoso da OAB/SC, que participou de atividades para celebrar o Dia Mundial de Combate à Violência Contra o Idoso, comemorado neste sábado, 15 de junho. Agressões físicas, psicológicas, abandono e exploração financeira são as denúncias mais comuns nas delegacias especiais de atendimento ao idoso, e quase sempre ocorrem na própria família. Santa Catarina conta com 28 delegacias especializadas no atendimento à pessoa idosa.
Continua depois da publicidade
De volta aos tacapes
O Jornal do Almoço de sexta-feira mostrou uma reportagem de Edivaldo Dondossola sobre a falta de educação das pessoas que estacionam seus veículos onde querem, independentemente de ser ou não um local permitido, da existência ou não de placas de sinalização ou faixas amarelas nas guias de sarjeta, de ser ou não saída de garagem. Alguns ligam o pisca alerta, como se essa lâmpada mágica resolvesse qualquer situação ou permitisse qualquer ilegalidade. Sem contar um cidadão que ameaçou agredir o cinegrafista com um porrete, que tirou de dentro do carro, como se aquilo fosse um equipamento obrigatório, ao lado do macaco e do pneu reserva. Não sei até onde vamos, e se vamos. Tenho medo de voltarmos às cavernas e aos tacapes, uma vez que, ao porrete, já retornamos.
Aprimorando o idioma nos Estados Unidos
Continua depois da publicidade
Professores de Inglês da rede municipal de ensino de Florianópolis estão de malas prontas. Eles partirão rumo aos Estados Unidos, onde vão aprimorar o idioma. De um total de 20 vagas disponíveis pelo governo federal para Santa Catarina, cinco delas foram ocupadas por profissionais da Secretaria Municipal de Educação.
O embarque está programado para o dia 21 deste mês. Os professores tiveram que passar por um teste de proficiência. Os escolhidos foram Casemiro Partala Neto, da Escola Herondina Medeiros Zeferino; Dóris Regina Maes, da Beatriz de Souza Brito; Júlio Monteiro, da Batista Pereira; Renate Pereira, da João Gonçalves Pinheiro; Letícia Muza, da Diretoria de Ensino Fundamental. Parabéns a todos os educadores!