O Sesc em Santa Catarina promove todos os anos o Dia do Pedal, com passeios ciclísticos em todas as regiões do Estado. As atividades acontecem no Dia do Trabalhador, 1º de maio, em todas as cidades que possuem unidades do Sesc. Em Florianópolis, o início será às 15h, na Praça de Portugal (Trapiche) da Avenida Beira Mar Norte, sentido UFSC. Em São José, a largada acontecerá às 8h, do estacionamento da Escola de Oleiros da Beira Mar. São José também terá outro passeio, com saída às 9horas do Sesc Comunidade, em Forquilhas. Finalmente, em Palhoça o passeio que sairá às 8h30min do Sesc Comunidade, no Jardim Eldorado. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas na hora e local do evento. Os participantes podem contribuir com 1kg de alimento não perecível, auxiliando o projeto Mesa Brasil Sesc. Informações: http://portal.sesc-sc.com.br/evento/736.
Continua depois da publicidade
O estado do Cemitério de São José
O leitor Sandro Bueno está triste com a situação do Cemitério Central de São José. De acordo com ele, o local onde os corpos são velados está, há tempos, com os vidros das janelas quebrados, as aberturas de alumínio arrancadas e levadas (provavelmente por usuários de drogas) e com muito mato cobrindo parte do pátio ao redor da casa mortuária. Até os túmulos são alvos de furtos. E a prefeitura não está a mais de 500 metros dali. Será que a Guarda Municipal não poderia cuidar melhor do Cemitério também? Sem contar que falta segurança em uma passagem por onde cruzam muitas pessoas. Fica o alerta e o pedido de um cidadão que se preocupa com a sua cidade e os demais moradores.
Floripa Letrada
Continua depois da publicidade
Desde 2010 os usuários do transporte coletivo têm à disposição, gratuitamente, livros e revistas. Este é o projeto Floripa Letrada. A ideia é incentivar o hábito da leitura. Já circularam 815 mil obras pelas mãos das 185 mil pessoas que passam diariamente pelos terminais do Centro (Ticen), Rio Tavares (Tirio), Canasvieiras (Tican) e Trindade (Titri). Agora os livros também podem ser retirados em algumas unidades da Rede Municipal de Ensino, como a Creche Waldemar da Silva Filho, na Trindade, a Diamantina Bertolina da Conceição, no Rio Tavares, e a Escola Básica Herondina Medeiros Zeferino, em Ingleses. As instituições contam com estantes do projeto, que ficam a disposição dos pais, alunos, profissionais e da comunidade. O Floripa Letrada – a palavra em movimento é uma parceria entre a Secretaria Municipal de Educação e a Secretaria de Mobilidade e Terminais.
Simpósio de Educação Especial
Começa nesta quinta-feira, às 9h, no Centrosul de Florianópolis, o II Simpósio de Educação Especial da APAE de Florianópolis. A programação é intensa e conta com especialistas como a neuropediatra Newra Rotta, livre docente da UFRGS e chefe da Unidade Infantil do Hospital de Clínicas de Porto Alegre, que irá proferir a palestra de abertura, abordando a Neurobiologia da Aprendizagem. Outros temas importantes serão abordados, como fonoaudiologia, transtorno do espectro do autismo, epilepsia etc. Mais informações no site www.apaeflorianopolis.org.br.