Um medidor de luz eletrônico que foi testado e produzido com sucesso durante algum tempo poderia estar sendo fabricado e utilizado em grande escala no país.
Continua depois da publicidade
Ainda hoje, os medidores utilizados pelas empresas de eletricidade são mecânicos. Um equipo odontológico – conjunto de cadeira, painel de equipamentos e sistema de iluminação, batizado de Dymatic – foi desenvolvido para a fabricante suíça Kawo, que tem fábrica em Joinville, e entrou em produção em escala industrial.
Os dois produtos são criações do Laboratório Brasileiro de Design Industrial (LBDI), instituição catarinense que fez história nos anos 1980 e 1990 por seu pioneirismo numa área até então pouco explorada.
Parte dessa história será resgatada a partir de hoje na mostra Design Histórico – Memória LBDI, que integra a Bienal Brasileira de Design 2015 Floripa e cujo objetivo é resgatar a importância do LBDI no processo de desenvolvimento do design no estado e no país.
Continua depois da publicidade
Experiência pioneira com reconhecimento internacional, o Laboratório desenvolveu produtos que vão de cabines telefônicas até itens de construção civil, para empresas grandes, médias e pequenas.
A mostra acontecerá até o dia 12 de julho, no MESC – Museu da Escola Catarinense, na Rua Saldanha Marinho, 196, centro de Florianópolis, com entrada franca e visitação de terça a sexta das 10h às 18h, sábados, domingos e feriados de 10h às 16h.
Confira as notícias do colunista Mário Motta
Acompanhe as notícias da Grande Florianópolis
Curta a página da Hora de Santa Catarina no Facebook