Há alguns anos, o leitor Júlio e demais moradores do final da Avenida dos Pinheirais, na Daniela, convivem com buracos, poeiras e barro. Com muito custo, a intendência de Canasvieiras encaminhou caçambas de terra para amenizar o sofrimento dos moradores. Espalharam a terra no início da semana e não voltaram mais ao local para compactá-la e terminar o serviço. Prometeram que a máquina viria completar o serviço na terça-feira, mas nada de funcionários ou máquina. Por telefone, o intendente disse que, agora, só depois do Réveillon. A terra já está esparramada, mas com a chuva da semana formou um barro só. Promessa é dívida ou é dúvida?
Continua depois da publicidade
Pressão e irresponsabilidade
Desde o início da semana, a Polícia Rodoviária Federal realizou a apreensão de 127 comprimidos de anfetamina (na gíria da estrada, “rebite”) usada por alguns caminhoneiros para inibir o sono e, assim, prolongar a jornada de trabalho. Todos os flagrados com os comprimidos eram homens de 32 e 61 anos. De acordo com pesquisadores, tais substâncias representam um enorme perigo para o usuário e para os demais motoristas, uma vez que atenuam o sono, mas não interferem no cansaço e, por isso, diminuem a concentração, perturbam o raciocínio e o controle dos impulsos. Quantos acidentes são provocados pelo uso dessas substâncias?
Qualquer semelhança…
Continua depois da publicidade
No início deste mês, no km 222,3 da BR 282, em Lages, ocorreu um grave acidente envolvendo três veículos e um total de seis pessoas resultando, lamentavelmente, em uma vítima fatal e dois feridos graves. Em um dos veículos, um Hyundai Santa Fé, estavam quatro ocupantes, sendo dois adultos e duas crianças. Os adultos que ocupavam os bancos dianteiros sofreram ferimentos graves, ao passo que as crianças que estavam no banco traseiro foram retiradas do veículo “sem nenhum arranhão”, obviamente porque estavam devidamente protegidas pelos dispositivos de segurança (cadeirinha) exigidos pelas Resoluções 277 e 352 do Contran.
Não foi mera coincidência
O fato que pode ter sido decisivo para a preservação da vida dessas crianças, no entanto, aconteceu há cerca de um ano atrás, no dia 30 de dezembro de 2010, às 15h57, no km 224 da mesma BR 282. Conforme pode ser constatado no histórico de multas do veículo, este foi fiscalizado e autuado pelo policial rodoviário Cesar Gomes, constando no campo descritivo da infração: transportar crianças sem observância das normas de segurança. É praticamente impossível não estabelecer uma conexão entre a intervenção do policial e a conduta dos pais, que passaram a adotar a prática salutar que veio livrá-las, sãs e salvas, de um grave acidente.