O jovem atleta Gabriel Donadel Dall’Agnol, natural de Florianópolis, sagrou-se campeão mundial de Taekwondo Songham, na categoria de 15 a 17 anos, no Torneio dos Campeões, disputado nos Estados Unidos. O Campeonato Mundial ocorreu durante a última semana na cidade de Little Rock e reuniu mais de 10 mil competidores em diversas idades e categorias. A trajetória do garoto, que é faixa preta 1º Dan, é brilhante: em 2016, Gabriel foi campeão brasileiro e Pan-americano. E chega, agora, ao maior posto possível em sua categoria.
Continua depois da publicidade
Presente no mundo inteiro
O estilo Songahm de Taekwondo é uma arte marcial criada pelo Grão-Mestre HaengUng Lee, em 1983. Lee aprendeu Taekwondo na International Taekwondo Federation (ITF) e criou as suas próprias fórmulas, ou pumsaes, que são conjuntos estabelecidos de movimentos numa luta contra um oponente imaginário. As técnicas utilizadas pelos praticantes são um pouco diferentes do estilo olímpico de Taekwondo, no entanto, as regras são parecidas, podendo chutar o tórax e o rosto, mas não podendo socar este último.
Sete anos após sua chegada aos EUA, fundou a American Taekwondo Association (ATA), que hoje é a maior rede de artes marciais do mundo, possuindo mais de mil escolas e um milhão de alunos espalhados pelos quatro continentes. É forte na América do Sul, mantendo uma subdivisão conhecida por STF. Na Europa, Ásia e África é denominada WTTU. Durante o período de novembro de 2016 a maio de 2017, os atletas da ATA percorreram o Brasil em um circuito de competições classificatórias para a disputa do campeonato mundial na América do Norte.
Continua depois da publicidade
Leia mais nas colunas do Mário Motta na Hora de Santa Catarina