Segundo seus respectivos representantes, a Polícia Civil e a PM têm feito o que podem, com o que têm. Quando dizemos que os policiais estão enxugando gelo, o melhor argumento reside na estatística.

Continua depois da publicidade

Dos 1,3 mil PMs efetivos da Grande Florianópolis, 620 estão nas ruas, 164 patrulham os 3.028 presos do sistema prisional e, pasmem, a maior parte do efetivo, 660 policiais estão em postos administrativos ou assessorias. Se politicamente é quase impossível movimentá-los, fica difícil. Exigir mais, como?

Segurança em debate

Na edição desta quarta-feira do Jornal do Almoço, na RBS TV, com a presença do diretor da Polícia Civil da Grande Florianópolis, delegado Ildo da Silva, e do comandante da 1ª Região da Polícia Militar de Santa Catarina, coronel João Henrique Silva, discutimos a segurança pública.

Continua depois da publicidade

Avançamos mais um pouco na compreensão dos nossos problemas e ficou claro, por exemplo, que, assim como a Civil, a PM não tem efetivo para atender a todos os postos fixos existentes na região, alguns dos quais nem mesmo deveriam ter sido construídos.

A boa notícia

A melhor notícia do debate foi dada pelo doutor Ilson da Silva. A esperada chamada dos aprovados no concurso da Polícia Civil para o preenchimento das vagas ainda abertas deve acontecer nos próximos dias. O secretário da Segurança Pública, César Grubba, já assinou a homologação e o mesmo deverá fazer há qualquer momento o governador Raimundo Colombo. Vamos acompanhar.

Postos policiais

Em alguns casos, os postos policiais foram erguidos por comunidades interessadas na presença da polícia, mas sem contar com a autorização e, portanto, o próprio respaldo da PM. Em outro caso, um posto foi erguido a menos de 50 metros de um já existente e para atender interesses muito específicos de um estabelecimento comercial.

Continua depois da publicidade

Para cada posto policial, a PM precisa destacar pelo menos 12 homens para cobrir todos os horários e turnos e entendem seus comandantes que esses 12 homens podem ser mais úteis se estiverem rodando nas viaturas. A falta de efetivo foi assumida tanto pela PM como pela Polícia Civil.