Ao contrário das baixas estatísticas oficiais, o número de pessoas que desaparecem no Brasil é muito maior do que se pensa. Lançado recentemente, o livro Mortos Sem Sepultura (PalavraCom Editora), escrito pelo major da Polícia Militar de Santa Catarina, Marcus Claudino, traz um panorama sobre o assunto e aponta números distintos dos que são divulgados.
Continua depois da publicidade
De acordo com o autor, desaparecem no país 200 mil pessoas por ano, uma a cada 11 minutos – 40 mil são crianças ou adolescentes. Pouco mais de 12 mil casos constam nos registros governamentais. O major Claudino, responsável por uma das únicas equipes do Brasil dedicadas exclusivamente aos desaparecidos, envolveu-se com o tema em 2011.
Festival Nacional do Conto
Começa nesta segunda-feira, no Sesc da Prainha, em Florianópolis, a 4ª edição do Festival Nacional do Conto, único evento dedicado a este gênero literário na América Latina. O autor homenageado desta edição e que estará presente na noite de abertura é o escritor carioca Sérgio Sant’Anna, que iniciou carreira literária em 1969, com os contos de O Sobrevivente, livro que o levou a participar do International Writing Program, da Universidade de Iowa (EUA). Recebeu quatro vezes o prêmio Jabuti, a mais recente pelos contos de O Voo da Madrugada (2003), que recebeu também o prêmio da Associação Paulista dos Críticos de Arte (APCA) e o 2º lugar no prêmio Portugal Telecom de Literatura. Seu livro mais recente é Páginas Sem Glória, lançado em 2012 pela Companhia das Letras. Além de Sérgio Sant’Anna, o festival contará com mais 16 contistas, dois espetáculos e uma oficina. As atrações são gratuitas e os ingressos podem ser reservados em: www.festivalnacionaldoconto.com.br.
Continua depois da publicidade
Ciclo de estudos
A Seicho-No-Ie do Brasil, Regional Florianópolis, entidade sem fins lucrativos, está com inscrições abertas para a 2ª etapa do Ciclo de Estudos da Prosperidade, que acontece no sábado e domingo, dias 31 de maio (das 13h30min às 20h) e 1º de junho (das 8h30min às 17h), no Hotel Torres da Cachoeira – Avenida Luiz Boiteux Piazza, 3991 – Cachoeira do Bom Jesus – Florianópolis. O Ciclo de Estudos da Prosperidade destina-se a toda pessoa que almeja um crescimento verdadeiro e permanente em todos os setores da vida: pessoal, familiar, social, espiritual, econômico e profissional. Os temas abordados abrangem o ciclo da riqueza, as leis mentais e estruturas da mente e o poder da gratidão. Mais informações e inscrições com Wellington Fabrício Moreira – (48) 9922-8618 – ou Luci Banki – (48) 9101-7820.