O trabalho literário do nosso colega Moacir Pereira merece um capítulo exclusivo quando for resgatada a história literária de Santa Catarina. Não só pelo número de obras inscritas, mas pela preocupação do querido “Moa” em resgatar figuras expressivas de nossa vida e trazer à luz fatos e personalidades importantíssimas por suas obras e por suas posturas.

Continua depois da publicidade

Ontem à noite, no Centro Cultural do Sesc em Lages, Moacir Pereira apresentou mais um belo trabalho em parceria com a Editora Insular: “Malinverni Filho — A Vida pela arte“. Pintor e Escultor Lageano, Malinverni tem um enorme conjunto de pinturas e esculturas espalhadas por Santa Catarina e essa produção artística e histórica merecia um registro formal.

Natural de Lages, Agostinho Malinverni Filho viveu entre 1913 e 1971. Pintou o primeiro quadro aos 13 anos, com tinta preparada por ele mesmo. Seus painéis foram expostos em locais como o Museu de Belas Artes, no Rio de Janeiro. Também esculpiu estátuas e bustos de figuras ilustres como a do fundador de Lages, o bandeirante Antônio Correia Pinto. Aqui em Florianópolis, Malinverni tem obras como as estátuas de Nereu Ramos e Jorge Lacerda.

Confira as notícias do colunista Mário Motta

Continua depois da publicidade

Curta a página do Espaço do Trabalhador no Face