Repórter especial do jornal Zero Hora, nosso colega Humberto Trezzi tem 50 anos e é especialista em reportagens perigosas. Duas vezes vencedor do Prêmio Esso regional, o jornalista foi um dos ganhadores da categoria principal do maior prêmio da imprensa brasileira em 2013. Humberto conta ainda com mais de 40 prêmios, como o do Movimento de Justiça e Direitos Humanos do Rio Grande do Sul, o ARI (Associação Riograndense de Imprensa) e o Embratel de Jornalismo. Humberto esteve ontem em Florianópolis lançando seu mais recente livro “Campo Minado”, no qual revela os bastidores de reportagens sobre conflitos, rebeliões e catástrofes em diversos territórios. Entre as histórias, o jornalista apresenta situações que aconteceram em Angola, Bolívia, Chile, Colômbia, Haiti, Líbia, México, Paraguai, Timor, Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Um bela obra!

Continua depois da publicidade

Você já se declarou doador de órgãos?

O número de transplantes de órgãos sólidos no Brasil aumentou 18% entre 2010 e 2013. Segundo o Ministério da Saúde, os procedimentos considerados de alta complexidade, como os transplantes de pulmão (100%) e coração (60%), tiveram as maiores elevações no período. Embora os procedimentos considerados mais complexos não sejam os de maior número, eles exigem melhores serviços e equipes, desde a organização da captação de órgãos até a cirurgia e o acompanhamento da recuperação. Segundo o Ministério da Saúde, o Brasil tem a maior rede pública de transplantes do mundo. Os EUA fazem mais transplantes que o Brasil, mas lá é praticamente privado, com apenas uma parte subvencionada pelo Estado. Até os medicamentos usados depois têm que ser comprados pelo paciente. Apesar do aumento, dados da Associação Brasileira de Transplante de Órgãos indicam que, no Brasil, 47% das famílias que podiam doar órgãos de um parente que teve morte cerebral se recusaram a autorizar o procedimento. No Brasil, mesmo que a pessoa manifeste o desejo por escrito, a família do doador é que decide.

UPA em pauta

Continua depois da publicidade

Logo mais às 19 horas, no Posto de Saúde do Monte Cristo, será realizada uma importante reunião com os Conselhos Locais de Saúde do Continente. Na pauta, a UPA do Jardim Atlântico. Os Conselhos pretendem articular a ação conjunta para a reunião do próximo dia 27, em cuja pauta está a Unidade de Pronto Atendimento. O lembrete é feito pelo Secretário do CLS/CG Wanderley Vargas Filho.

Transporte

Durante toda a manhã de hoje, a Embaixada da Suécia realizará no Majestic Hotel na Capital, o seminário “Mobilidade Urbana: Desafios e oportunidades por um transporte sustentável”. O evento que tem como objetivo apresentar os mais modernos conceitos e soluções para o transporte público aos principais tomadores de decisão da Grande Florianópolis, contará com a presença do Governador Raimundo Colombo e do Embaixador da Suécia no Brasil, Sr. Magnus Robach. Entre as palestras, desatacam-se “Planejamento do Sistema de Transporte”, com Wagner Colombini e “Mobilidade Verde” com Luis Carlos Pimenta, presidente da Volvo, que em 2013 trouxe para circular em Florianópolis um veículo com tecnologia híbrida.