A leitora Graziela mora no Campeche e enfrenta o complicado congestionamento todas as manhãs para ir ao Centro da cidade. Por isso, está sugerindo que o trânsito pela manhã seja aberto em sentido único, pelo menos em dois períodos (como fazem na Avenida Diomício de Freitas em jogos do Avaí), e não só em um, como vem acontecendo. Assim, além do sentido único das 7h15min às 7h30min, já respeitado hoje, um novo período das 9h às 9h15min seria muito bom, já que ainda não há grande fluxo no sentido Sul. Fica a sugestão.

Continua depois da publicidade

O vovô Clóvis pergunta

Após a retomada das aulas, o vovô Clóvis Gomes levou a netinha à escola e foi informado que, provavelmente, haverá aulas aos sábados e feriados, pela necessidade de recuperação do tempo perdido. Então, ele pergunta se os responsáveis pela educação e pela administração de nossas cidades já entraram num acordo para que o passe escolar também possa ser usado nos feriados. Quer saber também se a frequência dos ônibus, que é menor aos sábados, vai levar em consideração os dias com aulas daqui em diante. Já que demoraram tanto para acabar com a greve, será que conseguirão dar-lhe uma resposta mais rapidamente?

Polícia x táxis

Continua depois da publicidade

No Jornal do Almoço de ontem, o tenente-coronel da PM Carlos Alberto de Araújo Gomes Jr, comandante do 4º BPM, justificou ao repórter Naim Campos porque tantos postos de PM estavam fechados na ronda que a reportagem fizera no começo da manhã. A ideia é mudar o paradigma de uma polícia fixa para uma polícia móvel, com o melhor aproveitamento dos homens que dispõe. Chegou a usar a comparação entre os pontos de táxis e o rádio táxi. Lembrei a ele que temos os dois em funcionamento na cidade (o táxi no ponto e o rádio táxi) e que muitas vezes o rádio táxi demora mais do que o atendimento direto no ponto.

Esperança e apoio

Curiosamente, esse mesmo motivo (dar mais mobilização à PM) foi alegado, há alguns anos, para o fechamento total das bases da polícia militar. A mudança não obteve bons resultados, tanto que o modelo de bases fixas foi retomado pelo governo da época. No entanto, penso que devamos dar um voto de confiança e apoio às mudanças que a PM vem implementando em suas unidades regionais, sob o comando do coronel Nazareno Marcineiro. E vamos torcer para que o telefone 190 consiga dar conta para diminuir rapidamente o sentimento de insegurança vivido pela população. Esperança (do verbo esperançar) e apoio a quem tem a responsabilidade de nos defender.

Idade correta

No último dia 20, registrei o 33º aniversário do Mario Aleixo (meu filho) aqui na coluna, equivocadamente, como sendo o 32º. A data de nascimento estava correta (20/7/1978). Como muitos amigos perceberam a incorreção e registraram, junto aos cumprimentos, fica aqui a correção.

Continua depois da publicidade