O Leitor Marcelo Fernandes relata: “Em Setembro de 2008, coincidentemente um mês antes das eleições, começaram a cavar e canalizar a Rua Seis, na Praia da Pinheira. Trabalhavam até a virada das eleições. Passado o período, as poucas tubulações enterradas foram abandonadas e hoje estão todas entupidas, devidos as chuvas e o deslocamento da areia. Com isso, a vala cavada virou um deposito de água parada que gera mau cheiro e proliferação do mosquito (um prato cheio para o Aedes Aegypti). Um absurdo que, com certeza, será cobrado nas famigeradas eleições de 2012”.
Continua depois da publicidade
Encanto de Natal
A 2ª edição do projeto Encanto de Natal, parceria entre ACIF/Prefeitura, está promovendo apresentações gratuitas de corais e grupos musicais com show de luzes nas comunidades de Florianópolis. O projeto teve início no dia 8 e segue até quinta-feira. Depois da Lagoa da Conceição, Estreito e Sul da ilha, agora Canasvieiras e Ingleses vão ver o espetáculo. Ao todo, o projeto conta com a participação voluntária de mais de 400 vozes, de 17 grupos musicais entre quartetos, orquestras e corais de toda a região. Amanhã, às 19h, na Rua Dom João Becker, nos Ingleses, e quinta-feira, na Avenida das Nações, em Canasvieiras. Não percam.
Convênio com o Uruguai
Continua depois da publicidade
O Instituto Ideal de Santa Catarina assinou um convênio com a intendência de Maldonado, no Uruguai, e o Centro de Formación para la Integración Regional (CEFIR) para estudar a utilização de energia solar no abastecimento energético da principal zona turística costeira do Uruguai. O litoral da intendência de Maldonado, onde está, por exemplo, a cidade de Punta Del Leste, recebe grande fluxo de turistas no Verão, aumentando a demanda energética por um período curto do ano. Essa energia atualmente vem de usinas térmicas movidas a óleo.
Mais uma temporada?
O rompimento de uma adutora, na tarde da última sexta-feira, e o baixo nível do reservatório utilizado pela Casan deixou diversos bairros de Florianópolis sem água no final de semana, especialmente durante sábado. Foram atingidos os bairros do Itacorubi, Trindade, Córrego Grande, Caieira, Sacos dos Limões, Parque São Jorge, Germânia e Morro da Lagoa. O problema também chegou em Biguaçu. A situação se agrava nesta época do ano, devido ao alto consumo, o que impede que o reservatório atinja o nível ideal para o abastecimento. Mais um Verão com problemas no abastecimento de água?