Na semana passada, o Mário, morador do Canto da Lagoa e ouvinte do programa Notícia da Manhã (que apresento na CBN Diário), pediu ajuda para ver a conclusão de um serviço iniciado e “abandonado” na Rodovia Laurindo Januário da Silveira, proximidades do Morro do Badejo.

Continua depois da publicidade

Segundo ele, alguns postes de energia elétrica foram trocados, mas a empresa (provavelmente terceirizada pela Celesc) deixou buracos de pelo menos um metro de profundidade abertos na calçada, além de postes amontoados num terreno baldio e não voltou para completar o trabalho.

O retorno

Ao solicitar explicações da empresa, recebi do Chefe da Divisão Técnica da Celesc/Regional Florianópolis, Engenheiro Adriano Luz, a seguinte explicação: “Trata-se de obra de substituição de rede elétrica em um trecho de 2 km de rede convencional para rede compacta com cabos protegidos, investimento aproximado de R$ 400 mil. Estes cabos evitam o desligamento quando do contato de objetos com a rede de distribuição, permitindo maior confiabilidade para os clientes. Aquela região possui densa vegetação muito próxima à rede, que aliada à dificuldade de podas devido a questões ambientais resulta em inúmeras interrupções, especialmente em períodos de vendaval. Os postes citados pelo ouvinte estão armazenados em um terreno sem muros, mas estaremos retirando-os do local no início da próxima semana. As cavas (buracos) estavam protegidas com uma cobertura para evitar acidentes, porém é provável que as mesmas tenham sido furtadas. Tão logo alertados, as cavas abertas foram preenchidas com areia evitando riscos de acidentes. A continuidade da obra depende da implantação de alguns postes que estão fase de aquisição”, afirmou o engenheiro.

Continua depois da publicidade

Leia a coluna do Mário Motta no site da Hora de Santa Catarina

Leia todas as últimas notícias sobre a Grande Florianópolis