Mesmo com a informação de que o arqueólogo Osvaldo Silva havia encontrado indícios de que no local há sambaquis e portanto sítios arqueológicos, a Prefeitura, através da Secretaria de Obras, inicia os trabalhos de limpeza para a instalação do canteiro de obras para a construção do elevado do Rio Tavares.
Continua depois da publicidade
Enquanto isso, o arqueólogo continua com o trabalho de pesquisa em paralelo à demolição das construções já existentes e somente após esta limpeza é que será instalado o canteiro de obras.
Leia também:
>> Confira as notícias do colunista Mário Motta
Continua depois da publicidade
>> Acompanhe as notícias da Grande Florianópolis
>> Curta a página da Hora de Santa Catarina no Facebook
O elevado do Rio Tavares, com 220 metros de extensão, fará a ligação, em forma de anel, entre a SC-405 e a rodovia Dr. Antônio Luiz Moura Gonzaga, que liga o Rio Tavares à Lagoa da Conceição. O projeto contempla ainda para o entorno, ciclovias e calçadas.
O investimento é de aproximadamente R$ 15 milhões e a previsão de entrega é de 18 meses. A expectativa de todos nós é que mesmo se confirmando a existência de sítios arqueológicos, eles possam ser preservados sem a necessidade de redefinição dos projetos arquitetônicos já elaborados.