Além de ser a data da chegada dos primeiros imigrantes alemães no Brasil, 25 de julho também marca a celebração do Dia do Colono e do Motorista. E em 1975, um grupo de 13 cooperativas agrícolas de SC, lideradas por Aury Luiz Bodanese, fundaram a Federação das Cooperativas Agropecuárias do Estado, a Fecoagro. Com a missão de coordenar as cooperativas para exportar a soja que estava começando a despontar como importante produto, a Fecoagro foi incumbida pelas cooperativas de desenvolver diversas atividades de interesse comum.

Continua depois da publicidade

Hoje são 12 cooperativas filiadas com mais de 60 mil agricultores associados. Atua no processamento de fertilizantes com suas unidades industriais em São Francisco do Sul, gerencia uma Central de Compras em Palmitos, coordena o programa Terra Boa do Governo do Estado e mantém um sistema de comunicação através de rádio, TV e Internet para difusão do cooperativismo e do agronegócio, um orgulho para todos os catarinenses.

Para festejar essas conquistas e os 42 anos de existência, a Fecoagro reúne associados e convidados logo mais no Lira Tênis Clube em Florianópolis quando também irão prestar homenagens especiais. Os catarinenses sentem-se orgulhosos desse bem montado sistema cooperativo.

Leia todas as colunas de Mário Motta

Continua depois da publicidade

Acompanhe todas as notícias da Hora