A Associação Catarinense de Psiquiatria entrou na campanha nacional SETEMBRO AMARELO, promovida pela Associação Brasileira de Psiquiatria. No corrente mês essas Associações promoverão diversas ações articuladas a fim de divulgar informações sobre o suicídio e evitar as mortes precoces causadas por ele.
Continua depois da publicidade
Estatísticas mostram que no mundo, a cada 40 segundos alguém atenta contra a própria vida. No Brasil são mais de 30 mortes por dia. Nos últimos 20 anos a taxa de suicídio vem crescendo, principalmente entre o público jovem onde aumentou 30%. O suicídio é a segunda maior causa de morte entre 15 e 29 anos, um desfecho quase sempre evitável.
O estigma e tabu em relação a divulgação do tema dificultam os pacientes em procurar ajuda. Os comportamentos suicidas, quando identificados por familiares, amigos ou profissionais de saúde, e devidamente abordados, podem evitar este desfecho.
O objetivo desta mobilização é uma campanha preventiva “de incentivo a vida”, que através de medidas socioeducativos e divulgação na mídia pretende alertar a sociedade a fim evitar mortes prematuras.
Continua depois da publicidade
Confira as notícias do colunista Mário Motta
Acompanhe as notícias da Grande Florianópolis
Curta a página da Hora de Santa Catarina no Facebook