Louças, jarras, artigos para decoração como a santa ceia, pau de fita, boi de mamão e fogão à lenha são algumas das peças de cerâmica que estão expostas na Olaria Beiramar de São José, celebrando os 266 anos do município comemorados no dia 19 de março.

Continua depois da publicidade

A exposição, com entrada gratuita, estará aberta até o dia 31 deste mês, de segunda a quinta-feira, das 9h às 16h, na Avenida Beira-Mar de São José. Há 10 anos, a Olaria Beiramar preserva o passado e a tradição da cidade por meio da cerâmica. Coordenada pelos oleiros Geraldo Germano e Newton Souza, apresenta o trabalho de alunos e professores com o intuito de valorizar a cultura local trazida pelos imigrantes açorianos.

Em homenagem ao aniversário da cidade, uma imagem de São José foi produzida pelo oleiro Newton Souza e pintada pelas mãos de Geraldo Germano para caracterizar ainda mais a exposição.

Em julho de 2015, o Conselho Municipal de Política Cultural aprovou, por unanimidade, a proposta da Fundação Municipal de Cultura e Turismo em conferir o título de Patrimônio Cultural Imaterial para o Ofício e Saber dos Oleiros de São José. Este é mais um passo pela valorização e proteção da tradicional arte.

Continua depois da publicidade

Confira as notícias do colunista Mário Motta

Acompanhe as notícias da Grande Florianópolis

Curta a página da Hora de Santa Catarina no Facebook