Estudo realizado pelo grupo de cirurgia cardiovascular Seu Cárdio, do Hospital SOS Cárdio, liderado pelo médico Sérgio Lima de Almeida, apontou que cirurgias de revascularização do miocárdio, a ponte de safena, em idosos acima de 80 anos podem alcançar índices de sobrevida de 100%. O aumento da expectativa de vida no Brasil faz com que pacientes cada vez mais idosos tenham indicação de tratamento cirúrgico cardíaco.
Continua depois da publicidade
A pesquisa, desenvolvida entre 2006 e 2016, analisou 46 pacientes com indicação de cirurgia isolada de ponte de safena, ou seja, sem outra cirurgia associada. O resultado apontou que o tratamento cirúrgico é mais seguro que a evolução da doença: nenhum paciente sofreu acidente vascular cerebral e não houve óbito, alcançando 100% de taxa de sobrevida.
A equipe Seu Cárdio é formada pelos cirurgiões cardiovasculares, Luiz Henrique Portugal, Portiuncola Gorini e Marli Annes e comandada pelo chefe de cirurgia cardiovascular do Hospital SOS Cárdio, Sérgio Lima de Almeida. Nossos cumprimentos.
Confira as notícias do colunista Mário Motta
Continua depois da publicidade