As escolas municipais de Florianópolis triplicaram o número de medalhas de ouro na Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica, conquistando 16 contra 5 do ano passado. Só a Escola Herondina Medeiros Zeferino (bairro Ingleses), conseguiu dez medalhas de ouro e as escolas Maria Conceição Nunes (Rio Vermelho), Henrique Veras (Lagoa da Conceição) e Osmar Cunha (Canasvieiras) duas medalhas cada uma. Além das 16 condecorações de ouro, a garotada foi responsável por 12 de prata e 31 de bronze.
Continua depois da publicidade
A Olimpíada é realizada através de uma comissão de astrônomos que integram a Sociedade Astronômica Brasileira e por engenheiros da Agência Espacial Brasileira. O teste coloca em prática conhecimentos sobre cometas, sistema solar, asteroides e movimentos do planeta terra e é dividido em quatro níveis: o primeiro destinado aos alunos dos 1º e 2º anos do ensino fundamental. O segundo, aos estudantes dos 3º e 4º anos.
O terceiro engloba alunos do 6º ao 9º ano e o quarto nível é correspondente ao ensino médio. Um feito inédito para a rede pública municipal coordenada pela Secretaria de Educação da Capital. Nossos cumprimentos a professores, alunos e familiares pelo apoio.
Confira as notícias do colunista Mário Motta
Continua depois da publicidade