Apenas boa intenção é muito pouco. É preciso transformar a intenção em prática real. E é exatamente o que faz a Creche Anna Spyrios Dymatos, localizada na Tapera. Na semana passada a unidade, que trabalha com crianças de zero a seis anos e é responsável pela educação de 206 crianças, promoveu a 1ª Semana da Família. Foi uma semana de muitas atrações circenses, apresentação de trabalhos pedagógicos e como não poderia faltar a apresentação do tradicional Boi de Mamão, que sobrevive pelo empenho de alguns abnegados, preocupados em preservar a cultura local. Parabéns pela iniciativa – família e escola, tudo a ver.
Continua depois da publicidade
Oposição para que?
O leitor Luis Carlos me escreve para lembrar que “Santa Catarina sempre foi referência em educação. Todo mundo sabe disso”, diz ele. O que ninguém sabia é que os professores ganhassem tão pouco. Foi com surpresa e com vergonha que ele acompanhou a inclusão do Estado numa Ação de Direta de Inconstitucionalidade no Supremo para não pagar o piso salarial que era e é lei. Mesmo com o governo anterior alegando que sua briga era contra a hora atividade e não contra o piso, foi difícil acreditar. E a bomba vem estourar nos primeiros meses do novo Governo. Quem tem aliado assim, não precisa de oposição, conclui o leitor.
Você conhece o FUNDEB?
Continua depois da publicidade
O Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) atende toda a educação básica, da creche ao ensino médio. É um importante compromisso da União com a educação básica, na medida em que aumenta em dez vezes o volume anual dos recursos federais. Além disso, materializa a visão sistêmica da educação, pois financia todas as etapas da educação básica e reserva recursos para os programas direcionados a jovens e adultos. Desde que seja realmente aplicado em Educação, é bom frisar.
Universidade Municipal de São José contrata
O Centro Universitário Municipal de São José abriu inscrições para a contratação de três professores de Ensino Superior substitutos. Os contratos são por tempo determinado (até seis meses), sendo admitida a prorrogação desde que o prazo total não exceda um ano. As vagas são para as áreas de Libras, Estatística e Geografia e o prazo para inscrições vai até o dia 20 de julho, na Fundação Educacional de São José, Rua Koesa, 305, Kobrasol. A taxa de inscrição é de R$ 20.